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quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Alternador

Alternador

Os elementos geradores do alternador constituem o induzido que encontram-se no
interior de um anel fixo, de ferro macio – o estator. O indutor, ou rotor está
montado em rolamentos existentes no interior do alternador e é acionado por uma
correia.
O rotor contém apenas um enrolamento constituindo uma bobina com cada
extremidade ligada a um anel coletor isolador. A corrente é transmitida aos anéis
coletores por duas pequenas escovas de carvão fixas; quando a corrente passa
através da bobina do rotor, este transforma-se num eletroímã – uma extremidade
torna-se pólo norte e a outra pólo sul.
A corrente é gerada no enrolamento do estator quando um eletroímã passa por
cada bobina do estator; quanto maior for o número de vezes que os eletroímãs
passem por cada bobina, num determinado espaço de tempo, mais elevada será a
intensidade da corrente gerada.
Ao contrário do dínamo, um alternador não gera corrente contínua visto não possuir
qualquer coletor. Pólos norte e sul passam, sucessivamente, por cada enrolamento
do estator, gerando alternadamente corrente positiva e negativa. Esta corrente
alternada é transformada em corrente contínua – necessária para carregar a
bateria – por intermédio de válvulas eletrônicas de sentido único, denominados
díodos ou retificadores, montados no interior do alternador. Como algumas destas
válvulas deixam passar apenas corrente negativa, enquanto outras apenas
correntes positivas, é contínua a corrente proveniente dos terminais.
Um alternador limita o seu próprio débito de corrente. Os retificadores, uma vez
que impedem a passagem da corrente no sentido inverso funciona como
disjuntores. Em consequência, o alternador necessita apenas de regulagem de
voltagem, podendo o regulador de tensão ser completamente transistorizado e, com
frequência, instalado no interior da carcaça do alternador.

Dado que a tensão da corrente gerada pelo dínamo aumenta com a velocidade do
motor, aquela necessita de uma unidade de regulagem. Esta unidade limita a
tensão cerca de 14, 8 volts, para que a bateria não fique sobrecarregada, nem
sejam danificados os dispositivos elétricos.
A unidade de regulagem limita também a intensidade da corrente para evitar danos
no próprio gerador e, por meio de disjuntor, evita que a bateria se descarregue
através do dínamo. Um alternador limita a intensidade da corrente gerada.

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