O sistema de lubrificação é parte integrante do motor e de vital importância para o funcionamento e vida útil dos componentes mecânicos móveis. Com a colaboração do sistema de lubrificação o motor pode atingir os graus de desempenho desejado e para isso o sistema conta com alguns componentesO sistema de lubrificação pode ser dito como um acessório que ajuda, e muito, o motor a funcionar e diferente do motor conta com poucos componentes. Estudaremos primeiro todas as peças ou componentes do sistema, com detalhes técnicos, e mais adiante o seu funcionamento.Os componentes do sistema são bem simples e fáceis de serem compreendidos. Um dos principais componentes é a bomba de óleo. A bomba de óleo tem papel importantíssimo no sistema, pois ela gera vazão para o óleo lubrificante percorrer o sistema pressurizado e lubrificar todos os componentes móveis do motor. A bomba de óleo pode estar ligada ao motor, em um suporte como o alternador ou compressor do ar condicionado, ou estar presa directamente no bloco do motor aproveitando-se do virabrequim e rotação do motor, passando eu seu centro, para funcionar. A bomba é tocada no eixo central e pode movimentar um conjunto de palhetas formando uma hélice para impulsionar o óleo lubrificante no sistema, mas também pode ser do tipo engrenagem, os dentes das engrenagens fazem o papel das palhetas. Este último tipo de bomba é mais utilizado por que apresenta um índice de desgaste menor que as outras. Dentro da bomba encontramos alguns canais para direccionar o óleo e uma válvula de alívio de pressão para manter constante o fluido no sistema.
Bomba de Óleo do Motor
Algumas bombas de óleo possuem um conector preenchido por um parafuso, quando necessário, o reparador tira este parafuso e coloca um manômetro para medir a pressão de óleo do sistema. Ligado a bomba está o “pescador” de óleo, que vai até o cárter do óleo com o objectivo de colher o óleo que está ali depositado. No fim do pescador encontramos um filtro, comumente chamado de “peneira”.
Na bomba de óleo se encontra um dispositivo de alerta para falta ou queda de pressão do sistema. É um interruptor que emite um sinal a uma luz do painel que ascende ao perceber a queda ou falta de pressão do óleo lubrificante.
O cárter serve de reservatório para o sistema de lubrificação. Todo o sistema depende de uma quantidade de óleo que pode ser de 3 a 11 litros de óleo, podendo chegar, dependendo do tamanho do motor, em 30 litros. Os navios de grande porte chegam a ter um sistema com 500 litros de óleo lubrificante. O cárter ainda contribui com o resfriamento do óleo, sendo alguns tipos, construídos em liga de Alumínio (Al) para dissipar melhor o calor.
O bloco do motor e o cabeçote fazem parte dos componentes do sistema, tanto o bloco como o cabeçote, são vazados internamente servindo de dutos por onde o óleo lubrificante passa. No bloco também encontramos uma sede com rosca do filtro de óleo, junto a esta sede se encontra uma segunda válvula de alívio caso o filtro esteja entupido. No cabeçote também encontramos uma terceira válvula de alívio e regulação de pressão.
Estes dois componentes permitem que o óleo percorra seus dutos internos, chegue a todas as partes móveis do motor e crie uma película nas peças. Dentro do bloco são colocados alguns “bicos esguichos”, direccionados para o interior do cilindro permitindo a lubrificação dos anéis e cabeça de biela com os pinos.
O filtro de óleo lubrificante é um componente de manutenção preventiva e deve ser trocado a cada substituição do óleo lubrificante. O filtro conta com uma válvula reguladora de pressão e um canal interno, o óleo chega até o papel do filtro onde é filtrado sai por outro canal e se direciona aos dutos do bloco impulsionado pela bomba.
Não podemos deixar de citar outro componente, talvez o principal. O óleo do motor, que deve ser da classificação certa para cada tipo de motor, respeitando a viscosidade ideal e os índices de desempenho homologados pelo fabricante.
Harrah's Cherokee Casino & Hotel - Mapyro
ResponderExcluirHarrah's Cherokee Casino 창원 출장마사지 & Hotel. 777 Casino 문경 출장샵 Center Drive Cherokee, NC 28906. 춘천 출장마사지 Directions · (800) 603-8222. Call 부산광역 출장안마 Now · More Info. Hours, 제주 출장마사지 Attire, Wi-Fi,