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quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

SISTEMA DE SUSPENSÃO

SUSPENSÃO

A suspensão do carro é constituída por um conjunto de peças, mas, em geral,
acostuma-se designar por esse nome apenas as molas e amortecedores.
A rigor, entretanto, são todos os elementos que permitem ao veículo transitar por estradas
ruins e reduzir todo o balanço que daí resultaria, de maneira que o seu interior se torne
agradável para os seus passageiros, e conveniente para o transporte de carga.
Assim sendo, a suspensão seria constituída pelos pneus e estofamento contribuem pouco
para a suspensão e, além disso, as suas funções são outras, reservamos a denominação de
suspensão para as molas e amortecedores.
As asperezas da estrada são absorvidas pelos pneumáticos. Por mais perfeita que seja uma
estrada, asperezas de um centímetro são inevitáveis. Os pneus absorvem completamente
estas irregularidades, e as molas nem chegam a senti-las. Quando as irregularidades do
terreno são maiores, passam a trabalhar as molas e amortecedores.
As molas e amortecedores são montados sobre as rodas, as quais balançam mais que a
carroçaria. As rodas e os seus eixos são muito mais leves do que a carroçaria, o motor, etc.,
e, nessas condições, a carroçaria já, por si própria, oscila muito menos do que as rodas. Só
pela diferença de peso já se tem, portanto, um bom amortecimento das oscilações na
carroçaria.

MOLAS E AMORTECEDORES


Antes de mais nada, vamos entender bem o funcionamento das molas e amortecedores,
porque isto sempre traz alguma confusão entre os que iniciam na mecânica de automóveis.
A mola serve para transformar as irregularidades do terreno em oscilações. Quando o veículo
passa por um buraco, a sua carroçaria oscila. Se não houvesse molas, a carroçaria também
cairia com um tranco, no buraco. As molas servem, então, para criar as oscilações.
Os amortecedores têm por função amortecer as oscilações. Ele fazem com que as molas
voltem rapidamente a sua posição anterior.
Sem os amortecedores, a carroçaria ficaria oscilando muito tempo. Com o amortecedor, ela
oscila pouco e retorna logo a sua posição.
Os dois - mola e amortecedor - são ligados aos mesmos lugares, pois como já se disse, a
função do amortecedor é reduzir as oscilações da mola.

AMORTECEDOR
Quando o veículo passa por obstáculo, as molas têm a função de evitar os trancos,
transformando-os em oscilações suaves da carroçaria, onde se encontram os passageiros ou
a carga. Porém, as oscilações, na maioria das vezes, são maiores que a amplitude dos
trancos. Além de se tornarem incômodas, passam a ser um meio de insegurança do veículo.
Os amortecedores têm por função reduzir a um mínimo possível essas oscilações, de maneira
que os passageiros não tenham sensação de desconforto e que as molas retornem
rapidamente a sua posição normal de trabalho. Todos os veículos possuem amortecedores
funcionando pelo princípio hidráulico. Antigamente, havia também amortecedores que
funcionavam por um sistema de fricção, mas não se usam mais, hoje em dia.
O efeito de amortecimento é obtido fazendo-se o fluido hidráulico, que existe no interior do
amortecedor e que é um óleo especial, passar por uns orifícios. Esses orifícios têm tamanho
controlado, de maneira tal que o óleo encontra dificuldade para passar por eles. Esta
dificuldade se transforma em controle sobre as oscilações das molas.

VERIFICAÇÃO DE UM AMORTECEDOR

A comparação entre um amortecedor usado e um novo pode dar uma impressão falsa,
porque um novo é sempre mais duro. Para testar rigorosamente um amortecedor, o serviço
deve ser feito com uma máquina especial, que, entretanto, é muito cara. A apreciação
manual pode prestar várias informações úteis.

Se o amortecedor apresentar qualquer dos defeitos seguintes, deverá ser substituído:

- haste do pistão empenada;
- fixação (olho) desgastada;
- vazamento na vedação;
- corpo amassado.

Para verificação do seu estado interno, faz-se a prova manual da seguinte maneira:
Segura-se o amortecedor verticalmente, com um eixo através do seu olho inferior e um tubo
fixo no olho superior. Deve-se movimentá-lo 8 ou 10 vezes, para cima e para baixo, em todo
seu percurso. A resistência deverá ser constante.

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