Motores
Motores de combustão interna se baseiam
em modelos termodinâmicos ideais, como ciclo de Otto
ou ciclo Diesel, o que se refere a forma como ocorre
cada fase de funcionamento do motor. Estas
denominações não se referem ao combustível ou
mecanismo do motor, mas, sim aos processos pelos
quais passam os gases no interior do motor.
Máquinas inspiradas no ciclo de Otto são
chamadas motores de ignição por faísca, as
inspiradas em ciclo Diesel são motores de ignição por
compressão. Ambos os tipos podem ser construídos
para operar em dois ou quatro tempos, o que significa
que cada ciclo de funcionamento pode ocorrer em uma
ou duas voltas do eixo de manivelas.
Configurações:
Motor em linha: tem pistões dispostos lado a
lado, de trajetórias paralelas. Desde motores de motos
aos maiores motores de propulsão naval fazem deste
tipo o mais comum.
Motor em V: se constitui de duas fileiras de
pistões, dispostas em V, ligadas a um eixo de
manivelas. Motores deste tipo são conhecidos pelo
som característico que emitem e por equiparem
automóveis esportivos.
Motor boxer: utiliza duas fileiras de pistões
horizontais e contrapostas, ficou popularmente
conhecido por equipar o modelo Fusca da marca
Volkswagen.
Motor radial: possui uma configuração onde os
pistões estão dispostos em torno de uma única
manivela do Cambota, foi muito utilizado para mover
hélices de aviões.
Motor Wankel: (motor rotativo) utiliza rotores de
movimento rotativo em vez de pistões.
Quasiturbine: também é um motor rotativo. É
mais aperfeiçoado que o motor Wankel.
Motor de combustão externa
Motor Stirling: funciona usando a diferença de
temperatura dos gases.
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