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segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

PEÇAS PRINCIPAIS QUE FAZEM PARTE DO MOTOR

Cilindro
É o espaço dentro do qual o pistão se move. Considerado o coração 
do motor, pois a potência depende do tamanho do cilindro - costuma ser 
chamada de cilindrada. Se o motor tem 4 cilindros de meio litro, ou seja, 
um total de 2 litros, diz-se que é 2.0. Comparativamente, um motor 2.0 teria 
o dobro da potência de um 1.0 nas mesmas condições. 

Os cilindros podem estar dispostos em linha, na horizontal ou 

em "V" - quando se vê a descrição V6, por exemplo, deve-se 
entender que são 6 cilíndros dispostos em "V".


Vela de ignição

É a peça que faz a faísca para iniciar a combustão da mistura 
ar-combustível. Nos motores a diesel não há velas de ignição.


Válvulas


Mantêm a câmara de combustão vedada durante as reações. 
As válvulas de escapamento abrem-se para que saiam os 
gases resultantes da combustão. 



As válvulas de admissão, então, se abrem para a entrada do ar e do 
combustível, fechando-se logo antes do início da compressão
 e recomeçando o ciclo.


Cabeçote (ou cabeça do motor)

É a parte onde estão as válvulas de admissão e escapamento, 
além das velas. Funciona também como tampa do bloco de cilíndros.


Pistão


É a peça que se move dentro do cilindro. 
Feito de liga de alumínio ou, em carros mais antigos, de ferro fundido.


Anéis de segmento


Ficam entre a parte externa do pistão e a parte interna do cilindro. 
São peças que impedem que a mistura ar-combustível vaze para 
o cárter durante a compressão, e têm a mesma função em relação 
aos gases de escapamento durante a combustão. 



Da mesma forma, em ambos os momentos, impede que o óleo do 
cárter entre no cilindro, onde seria queimado e desperdiçado. 
Quando se diz que o motor está "queimando óleo" - ou seja, é 
preciso trocá-lo com mais frequência -, os anéis estão gastos 
e não vedam com a eficiência devida.


Virabrequim


É a peça que transforma os movimentos de vai-e-vem do pistão, 
retos, em movimento circular. 
O virabrequim é conectado à caixa de marchas, e esta sim faz as rodas 
girarem.


Biela

É a peça que liga o virabrequim ao pistão. As pontas da haste giram 
em quaisquer direções, já que pistão e virabrequim movimentam-se 
de diferentes formas.


Carburador

Faz a mistura ar-combustível na medida correta. Não existe em carros 
com injeção eletrônica.


Motor de arranque (ou motor de partida)

Funciona com energia elétrica e é responsável por fazer o motor do carro 
ligar, ou seja, fazer as primeiras reações, até que este tenha como funcionar
 sozinho. O motor de partida funciona enquanto a chave está virada, mas 
é programado para ficar pouco tempo ligado, por isso é aconselhável girar 
a chave por no máximo 10 segundos, em intervalos de meio minuto e no 
máximo três vezes. Se o carro não pegar, indica-se procurar um mecânico.


Solenóide de partida (ou bobina de chamada ou relé)

Peça que faz a ligação entre bateria e motor de arranque, aproximando 
os contatos através de um electroimã.


Bateria

Alimenta os dispositivos do carro que precisam de energia elétrica, como 
som, farol, vidro elétrico e sistema de ignição - por isso, quando 
a bateria está descarregada, o carro não liga. A eletricidade fornecida 
tem 12 volts de tensão.


Alternador

Peça conectada ao virabrequim do motor e que gera energia - usada 
na recarrega da bateria - enquanto o carro está ligado. Quando se 
está usando um dispositivo eléctrico, como o som ou os faróis, é 
importante ligar o carro, mesmo que ele esteja parado, 
para que a bateria seja recarregada.


Distribuidor

Leva a corrente eléctrica da bateria até as velas de ignição, distribuindo 
a centelha à câmara de cilindro certa.

Correia dentada (ou corrente de distribuição)Peça que sincroniza o 

movimento do virabrequim e do eixo que comanda as válvulas de 

escapamento e admissão, ou seja, mantém o ritmo do motor. 

Quando a correia quebra, o carro não liga e não pega nem no tranco.



Radiador

É a peça que resfria o líquido de arrefecimento do motor, ou seja, 
a substância que esfria o motor. Os líquidos mais comuns são água 
e óleo, que retiram calor de motor e cabeçotes, e depois vão para 
o radiador, onde trocam são resfriados com o ar que vem de fora, 
e recomeçam o ciclo.


Bomba d'água

É a peça que recebe a água de resfriamento que vem do radiador 
e a faz circular em cabeçotes, motor e de volta ao radiador, 
recomeçando o ciclo.

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