Cilindro
É o espaço dentro do qual o pistão se move. Considerado o coração
do motor, pois a potência depende do tamanho do cilindro - costuma ser
chamada de cilindrada. Se o motor tem 4 cilindros de meio litro, ou seja,
um total de 2 litros, diz-se que é 2.0. Comparativamente, um motor 2.0 teria
o dobro da potência de um 1.0 nas mesmas condições.
do motor, pois a potência depende do tamanho do cilindro - costuma ser
chamada de cilindrada. Se o motor tem 4 cilindros de meio litro, ou seja,
um total de 2 litros, diz-se que é 2.0. Comparativamente, um motor 2.0 teria
o dobro da potência de um 1.0 nas mesmas condições.
Os cilindros podem estar dispostos em linha, na horizontal ou
em "V" - quando se vê a descrição V6, por exemplo, deve-se
entender que são 6 cilíndros dispostos em "V".
entender que são 6 cilíndros dispostos em "V".
Válvulas
Mantêm a câmara de combustão vedada durante as reações.
As válvulas de escapamento abrem-se para que saiam os
gases resultantes da combustão.
As válvulas de escapamento abrem-se para que saiam os
gases resultantes da combustão.
As válvulas de admissão, então, se abrem para a entrada do ar e do
combustível, fechando-se logo antes do início da compressão
e recomeçando o ciclo.
combustível, fechando-se logo antes do início da compressão
e recomeçando o ciclo.
Cabeçote (ou cabeça do motor)
É a parte onde estão as válvulas de admissão e escapamento,
além das velas. Funciona também como tampa do bloco de cilíndros.
além das velas. Funciona também como tampa do bloco de cilíndros.
Pistão
É a peça que se move dentro do cilindro.
Feito de liga de alumínio ou, em carros mais antigos, de ferro fundido.Anéis de segmento
Ficam entre a parte externa do pistão e a parte interna do cilindro.
São peças que impedem que a mistura ar-combustível vaze para
o cárter durante a compressão, e têm a mesma função em relação
aos gases de escapamento durante a combustão.
São peças que impedem que a mistura ar-combustível vaze para
o cárter durante a compressão, e têm a mesma função em relação
aos gases de escapamento durante a combustão.
Da mesma forma, em ambos os momentos, impede que o óleo do
cárter entre no cilindro, onde seria queimado e desperdiçado.
Quando se diz que o motor está "queimando óleo" - ou seja, é
preciso trocá-lo com mais frequência -, os anéis estão gastos
e não vedam com a eficiência devida.
cárter entre no cilindro, onde seria queimado e desperdiçado.
Quando se diz que o motor está "queimando óleo" - ou seja, é
preciso trocá-lo com mais frequência -, os anéis estão gastos
e não vedam com a eficiência devida.
Virabrequim
É a peça que transforma os movimentos de vai-e-vem do pistão,
retos, em movimento circular.
O virabrequim é conectado à caixa de marchas, e esta sim faz as rodas retos, em movimento circular.
girarem.
Biela
É a peça que liga o virabrequim ao pistão. As pontas da haste giram
em quaisquer direções, já que pistão e virabrequim movimentam-se
de diferentes formas.
em quaisquer direções, já que pistão e virabrequim movimentam-se
de diferentes formas.
Carburador
Faz a mistura ar-combustível na medida correta. Não existe em carros
com injeção eletrônica.
com injeção eletrônica.
Motor de arranque (ou motor de partida)
Funciona com energia elétrica e é responsável por fazer o motor do carro
ligar, ou seja, fazer as primeiras reações, até que este tenha como funcionar
sozinho. O motor de partida funciona enquanto a chave está virada, mas
é programado para ficar pouco tempo ligado, por isso é aconselhável girar
a chave por no máximo 10 segundos, em intervalos de meio minuto e no
máximo três vezes. Se o carro não pegar, indica-se procurar um mecânico.
ligar, ou seja, fazer as primeiras reações, até que este tenha como funcionar
sozinho. O motor de partida funciona enquanto a chave está virada, mas
é programado para ficar pouco tempo ligado, por isso é aconselhável girar
a chave por no máximo 10 segundos, em intervalos de meio minuto e no
máximo três vezes. Se o carro não pegar, indica-se procurar um mecânico.
Solenóide de partida (ou bobina de chamada ou relé)
Peça que faz a ligação entre bateria e motor de arranque, aproximando
os contatos através de um electroimã.
os contatos através de um electroimã.
Bateria
Alimenta os dispositivos do carro que precisam de energia elétrica, como
som, farol, vidro elétrico e sistema de ignição - por isso, quando
a bateria está descarregada, o carro não liga. A eletricidade fornecida
tem 12 volts de tensão.
som, farol, vidro elétrico e sistema de ignição - por isso, quando
a bateria está descarregada, o carro não liga. A eletricidade fornecida
tem 12 volts de tensão.
Alternador
Peça conectada ao virabrequim do motor e que gera energia - usada
na recarrega da bateria - enquanto o carro está ligado. Quando se
está usando um dispositivo eléctrico, como o som ou os faróis, é
importante ligar o carro, mesmo que ele esteja parado,
para que a bateria seja recarregada.
na recarrega da bateria - enquanto o carro está ligado. Quando se
está usando um dispositivo eléctrico, como o som ou os faróis, é
importante ligar o carro, mesmo que ele esteja parado,
para que a bateria seja recarregada.
Distribuidor
Leva a corrente eléctrica da bateria até as velas de ignição, distribuindo
a centelha à câmara de cilindro certa.
a centelha à câmara de cilindro certa.
Correia dentada (ou corrente de distribuição)Peça que sincroniza o
movimento do virabrequim e do eixo que comanda as válvulas de
escapamento e admissão, ou seja, mantém o ritmo do motor.
Quando a correia quebra, o carro não liga e não pega nem no tranco.
Radiador
É a peça que resfria o líquido de arrefecimento do motor, ou seja,
a substância que esfria o motor. Os líquidos mais comuns são água
e óleo, que retiram calor de motor e cabeçotes, e depois vão para
o radiador, onde trocam são resfriados com o ar que vem de fora,
e recomeçam o ciclo.
a substância que esfria o motor. Os líquidos mais comuns são água
e óleo, que retiram calor de motor e cabeçotes, e depois vão para
o radiador, onde trocam são resfriados com o ar que vem de fora,
e recomeçam o ciclo.
Bomba d'água
É a peça que recebe a água de resfriamento que vem do radiador
e a faz circular em cabeçotes, motor e de volta ao radiador,
recomeçando o ciclo.
e a faz circular em cabeçotes, motor e de volta ao radiador,
recomeçando o ciclo.
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